Google

sábado, janeiro 21, 2006

AMD licencia nova tecnologia de cache

A AMD e a startup Innovative Silicon Inc. assinaram um acordo de licenciamento de tecnologia que pode multiplicar por cinco a densidade de cache dos processadores da competidora e arqui-inimiga da Intel. A nova tecnologia chamada de Z-RAM (porque usa zero capacitores na construção) aumenta a quantidade de transistores, e portanto de bits armazenados, em uma mesma área de silício.

Sem a necessidade de mais máscaras ou novas etapas a serem executadas o novo método de construção pode até ser mais econômico que o tradicional. A única necessidade especial das novas memórias Z-RAM é que sejam feitas com o processo SOI (Silicon on Insulator). Mas a AMD já constrói processadores nesse método há algum tempo.

Essa nova tecnologia permitirá que os processadores da AMD consigam equiparar-se aos da Intel em termos de cache L2 e L3. O que a AMD espera com isso é que seus chips consolidem definitivamente a posição de mais rápidos do mercado. A Intel usa até 2MB de cache L2 nos Pentium enquanto que os Athlon64 ainda não passaram de 1MB, ainda assim os processadores da AMD conseguem superar os rivais em muitos testes de performance. Talvez com mais cache para os Athlon eles consigam superar de uma vez por todas os indices de desempenho da Intel. Esta última ainda é a maior e mais rentável fabricante de chips para computadores do mundo.

Google
Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?